Atuação em Psicologia II

06. Psicologia Clínica – A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, onde um profissional irá ouvi-lo, orientá-lo e apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo etc. O psicólogo será o profissional que propiciará o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala. Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, por meio de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer no campo individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, tipos de técnicas de avaliação psicológica e outros.

07. Psicologia Hospitalar – Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Pode atuar também em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e de pesquisa, visando o aperfeiçoamento ou a especialização de profissionais em sua área de competência, ou a complementação da formação de outros profissionais de saúde de nível médio ou superior, incluindo pós-graduação lato e stricto sensu.

08. Psicopedagogia – Trabalha para associar o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto. Atua na investigação e intervenção dos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural nos quais ocorrem.

09. Psicomotricidade – Está sempre em atuação nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializados, visando à preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas.

10. Psicologia Social – Fundamentada na compreensão da dimensão é uma forma de atuação subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. Nesse campo o profissional da psicologia pode desenvolver atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, nos âmbitos da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve propostas de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos ético-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas.

11. Neuropsicologia – Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. Lida com instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Sites

http://site.cfp.org.br/

http://www.psicologiaexplica.com.br/conheca-a-psicologia/areas-de-atuacao/


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