Você sabe reconhecer os sinais da ansiedade suas facetas e dicas para conviver com ela? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais ansioso do mundo, aproximadamente 19 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno, mas você sabia que existem vários tipos de ansiedade? Uma delas é a ansiedade social.

Trata-se da dificuldade que a pessoa tem para interagir socialmente, portanto, se não for corretamente diagnosticada e tratada, pode impactar significativamente na vida do indivíduo.

O que é Ansiedade social?

É um Transtorno que impacta na interação social, ou seja, a pessoa tem dificuldade para se apresentar, se alimentar em frente aos outros e ter contato social de forma geral.

É comum que sinta medo de perceberem as suas fraquezas e tem receio de ser julgada(o) pelos outros, o que reflete uma baixa autoestima.

Conheça um pouco sobre as diferenças entre a fobia social e a timidez…

É muito comum que haja essa dúvida: é timidez ou ansiedade social?

Para ter o diagnóstico correto é necessário analisar a intensidade e a duração dos sintomas.

A timidez é considerada uma característica comum em algumas pessoas, não trazendo prejuízos graves se for bem administrada.

A ansiedade social em níveis extremos, por sua vez, pode impactar negativamente a vida de um indivíduo, incapacitando-o de se relacionar, trabalhar ou estudar.

É comum que aqueles com o transtorno tenham medo de praticamente todas as situações em que sua vida que envolvem outras pessoas, o que leva ao isolamento.

Quais são os principais sintomas do transtorno?

A ansiedade social pode se manifestar por meio de diversos tipos de sintomas: físicos, emocionais e comportamentais.

Quando são muito intensos, podem prejudicar a vida pessoal e profissional do indivíduo.

Confira quais são os principais sintomas em quem sofre com a fobia social:

• Sintomas físicos como calor repentino. tontura, suor excessivo, tensão muscular, rosto vermelho, espasmos, boca seca, náuseas, voz trêmula, aumento dos batimentos cardíacos, tremedeira, respiração acelerada.
  • Sintomas emocionais como medo e ansiedade excessivos, nervosismo, ataques de pânico.
  • Sintomas comportamentais como isolamento, podendo abandonar o emprego, estudo, evita situações em que é necessário interagir com outras pessoas.

Estamos aqui para acompanhar você, entre em contato para mais informações.

Um abraço

Psicólogo Rogério Costa