O que é: Depressão?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental comum. Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e é um dos principais contribuintes para o fardo global da doença. Nesse contexto, mais mulheres são afetadas pela depressão do que os homens.

A longo prazo, a depressão pode levar ao suicídio. Atualmente existem tratamentos eficazes para a depressão.

A depressão torna a tristeza prolongada, de forma insuportável, pois é um estado interno contínuo. Muitas situações externas podem desencadear o transtorno depressivo: perdas de pessoas, posições, posses; doença física, alcoolismo, traumas, etc. Na tristeza ainda mantemos ânimo suficiente para desempenhar as atividades cotidianas, com algumas exceções. O contrário ocorre na depressão, pois ocorre uma mudança na qualidade de nossas relações e em nossa disposição para a realidade externa desaparecendo da existência aos poucos.

Alguns sintomas

Caracterizada como uma doença que apresenta tristeza contínua, a perda de interesse e capacidade de realizar as tarefas do dia a dia durante mais de duas semanas, a doença está associada ao sentimento de culpa ou autoestima baixa, perturbações do sono ou do apetite, cansaço e falta de concentração, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Infelizmente o quadro depressivo pode se aparecer em diversas etapas da vida. Assim, a detecção precoce dos sintomas é fundamental para evitar que a depressão se torne numa doença crônica.

Alguns sinais podem chamar nossa atenção como indicadores de um possível quadro depressivo:

• Diminuição da concentração;
  • Indecisão constante;
  • Inquietação;
  • Sentimentos de inutilidade;
  • Sentimentos de inferioridade;
  • Sentimento de Culpa;
  • Pensamentos de automutilação ou suicídio.

Perceber esses sinais em si ou nas pessoas mais próximas é importante para pedir ajuda e conversar sobre o que vem acontecendo. Procurar apoio de algum familiar ou amigo é essencial pois eles podem auxiliá-lo na busca por ajuda e suporte profissional, para melhor poder ajudar no diagnóstico e tratamento.

Extraído do Ebook: Conhecendo a Depressão – Psicólogo Rogério Costa

Para adquirir o Ebook completo entre em contato!