A Importância da Cultura Organizacional

Cada vez mais observamos a importância da cultura organizacional, tanto no aspecto interno das empresas como no aspecto integrativo de colaboradores, mas como pode uma cultura organizacional auxiliar de tal maneira para o desenvolvimento organizacional e no desenvolvimento pessoal de seus colaboradores?

O que torna a cultura da organização mais forte e com maior potencial para gerar resultados positivos é quando a definição dos principais elementos da mesma é comunicada em todo processo profissional.

A Cultura Organizacional favorece um posicionamento, primeiro internamente e depois externamente. Em tempos de crise essa é uma atitude que conta muito.

A missão da empresa é um importante aspecto que pode atrair colaboradores engajados na empresa. Quando a mesma está pouco definida, é possível ocorrer uma grande rotatividade. As pessoas, insatisfeitas, não se sentem incluídas e acabam por propagar a empresa ao revés, pois existe pouca aderência à cultura.

Por sua vez a definição torna-se inspiradora para quem está na empresa, promovendo um alinhamento seguro entre o meio corporativo e os colaboradores em questão.

Um dos pontos que hoje faz uma empresa perder a credibilidade é manter uma norma ou uma atitude incoerente. Quando as atitudes e posturas são diferentes o preço a ser pago sempre é alto.

É importante ter esse cuidado, pois quem representa a cultura corporativa são os profissionais. Quanto mais alinhados, mais a empresa ganha e o profissional também. Uma contratação pautada na cultura da empresa é muito mais produtiva, quando bem definida, favorece os processos de contratação e a atração de talentos que estarão afinados à ela.

Relacionamentos sustentáveis estão pautados em uma cultura e em valores que têm igual coerência entre ambos os lados, todos os envolvidos ganham: o colaborador, a empresa, a família do profissional e a sociedade.

Um valor para a maioria dos profissionais significa fazer parte de uma história que os façam ter orgulho e vontade de semear coletivamente. Tornar um legado de uma cultura organizacional adequada é um constante alinhamento dos valores e concepções de quem compõe aquela organização. Tonar claro esses elementos é garantir uma caminhada profissional com maior sentido e qualidade de vida profissional.

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