O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada?

Segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou pela expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que perdura, no mínimo, por seis meses, e é acompanhada por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Ao longo da vida, todas as pessoas passam por situações que provocam medo, expectativas, dúvidas. Diversas situações trazem um grau de ansiedade natural para lidar com algo novo, que exige adaptação de rotina. A Ansiedade Generalizada pode afetar pessoas de diferentes idades e gênero, cujas vidas pessoal, profissional e familiar acabam sofrendo interferência direta, conforme os eventos desencadeadores do transtorno.

Normalmente, os sintomas podem variar entre: fadiga, inquietação, irritação, tensão muscular, dificuldades de concentração. Outros sintomas também podem estar associados ao transtorno da ansiedade generalizada, como falta de ar, palpitações, dor de cabeça, náuseas, taquicardia, sudorese e dores musculares.

Para o diagnóstico adequado, é importante a realização de exames clínicos para melhor avaliação. Se, geralmente, você sente muita ansiedade, nervos à flor da pele, e sente muita dificuldade em relaxar, não se cobre tanto. Procure um momento para cuidar de si, obter ajuda médica e tratamento terapêutico adequado ao seu quadro!

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/224_ansiedade.html